segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Pior que a ignorância... (Lu leia esta)

Outro dia fui à exposição sobre José Saramago no instituto Tomie Otake. Gostei muito do que vi e li. Mas do que ouvi nem tanto assim. Na verdade, não estou me referindo aos arquivos auditivos da exposição (entrevistas, leituras e depoimentos do autor), mas dos comentários de algumas pessoas que por ali passavam. Não posso dizer algumas pessoas, retifico então, duas pessoas. Precisamente dois senhores de cabeças brancas que tinham idade suficiente para serem mais velhos do que meus pais. Se tivessem ficado quietos, observando a mostra teriam me passado despercebidos. Ocorre que um deles falou e o que disse foi para mim (jovem) desanimador. "Quem é este cara?" o senhor mais novo se referia a Saramago, o outro respondeu "É um escritor, acho que é famoso." Concordo que ninguém sabe tudo ou como diria Platão "Só sei que nada sei", mas não saber é o princípio motivador para se passar a saber e depois outras coisas conhecer, assim infinitamente. Não fiquei consternado com os comentários dos dois senhores , apesar de que eles poderiam ter ficado calados para não saírem dali como ignorantes pelo menos para mim. O pior que a ignorância foi terem dito logo em seguida, "Vamos embora". Já estavam ali, poderiam ter descoberto o que quisessem, mas preferiram sair da mesma maneira como entraram.

Um comentário:

Nem todos vêem o mesmo horizonte... disse...

hahaha! Fiquei imaginando sua cara Murilinho! huahauhauaha!
Pois é, o cara estava numa exposição do Saramago e não tinha idéia de quem era o mesmo. É o que eu sempre digo.. algumas pessoas são ignorantes e INSISTEM em assim permanecer, não prezam pelo progresso.
As vezes eu também fico indignada com as coisas que leio/escuto. Mas infelizmente, não podemos mudar o mundo :/
Beijão Murilinhoo :*
[aah, vc me inspirou em reativar meu blog :D em breve, alguns posts =)]

luizamundel@gmail.com