sábado, 26 de setembro de 2009

Certas palavras

Quando criança eu me encantava com o som que certas palavras produziam. Achava bonita a palavra FAVELA, ela me fazia pensar em outros vocábulos tal como FIVELA. Eu na minha ingenuidade pueril não saberia distinguir o sentido das duas, mas o som de FA-VE-LA me causava um encantamento e também um temor. Mais tarde na adolescência, no tempo da escola, fiz amigos e lembro que alguns deles moravam em favela. Perdi ao mesmo tempo o receio e o encantamento que tinha pela palavra. Todavia, a favela ainda mexe comigo e ela me faz agora lembrar VELA ou até mesmo algo que mais tenha a ver com ela VIELA. Ocorre que esta palavra assim como outras está saindo do uso cotidiano e logo a favela morrerá, quer dizer, morrerá somente a palavra, pois as moradias em meio a vielas ainda ficarão suspensas no alto do morro, mudando-se apenas o nome que agora é comunidade. Passa-se o tempo e mudam-se os nomes, mas o que percebemos é que a realidade é a mesma. E o que dizer do preto velho? É melhor eu me corrigir e dizer idoso afrodescendente.

2 comentários:

Disimo disse...

Meu querido Murilo!

Como está? E como vai nosso amigo Saramago? =). Conseguiu concluir seu trabalho?

Grandes abraços!

Disimo disse...

Todos estão bem! Espero que obtenha o máximo de sucesso, para o escasso 2009, e para todos os seguintes!

Pode deixar que eu mando o abraço, sim. E desde já, deixo o abraço coletivo do 3ºB!